quarta-feira, 24 de junho de 2015

Presidente, existem bons armadores no mercado

"Enquanto o torcedor cruzeirense espera ansiosamente a contratação de um camisa 10 de ofício, o mercado oferece algumas boas opções".

Mateus Liberato - Redação Cardosão FC

Sem dúvidas, o grande questionamento dos cruzeirenses atualmente é a falta de um jogador cerebral, que possa criar e armar as principais jogadas no meio-campo. Após as saídas de Everton Ribeiro e Ricardo Goulart, a diretoria tratou logo de anunciar a chegada do promissor De Arrascaeta. Porém, com características de ser um jogador que conduz mais a bola, o uruguaio mostra ser um verdadeiro ponta que rende caindo pelos lados em velocidade, livre da marcação adversária. Com isso, o Cruzeiro vem sofrendo com a ausência de um típico camisa 10.

Atualmente, o habitual 4-2-3-1, antes utilizado por Marcelo e mantido por Luxemburgo, possui jogadores com características parecidas na linha de três meias. Nos últimos dois jogos, contra Vasco e Chapecoense, a trinca foi composta por Allano pelo lado direito, Marquinhos centralizado e Willian pela esquerda. Com isso, o atual escrete se mostra burocrático, tendo apenas a jogada de contra-ataque como diferencial.

Enquanto o torcedor sofre com as especulações e com as indefinições da diretoria, resolvi listar três armadores que poderiam dar aquele toque de qualidade que está faltando no meio-campo da Raposa. Vale ressaltar que são apenas sugestões. Isso não quer dizer que a cúpula cruzeirense está negociando com os jogadores que serão citados. Confira minha lista de preferidos:

Diego Ribas


Atualmente no Fenerbahçe da Turquia, Diego trabalhou com Luxemburgo no Santos em 2004.
Foto: Seskim

Nome completo: Diego Ribas da Cunha
Posição: Armador
Idade: 30 anos 
Altura: 1,75 m

Pé: Destro
Clube atual: Fenerbahçe

Revelado no Santos como uma das maiores promessas do futebol brasileiro, Diego Ribas se destaca pela habilidade e visão de jogo dentro das quatro linhas. No clube praiano, Diego conquistou dois títulos do Campeonato Brasileiro. O primeiro foi em 2002 e o segundo foi em 2004, justamente sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, que o conhece muito bem. Atualmente no Fenerbahçe da Turquia, o nome de Diego foi um dos vários especulados no Cruzeiro desde o início da temporada. No atual esquema tático, poderia jogar centralizado, sendo o principal articulador.

Thiago Neves

Thiago Neves também encaixaria como uma luva no escrete de Luxemburgo.
Foto: AFP

Nome completo: Thiago Neves Augusto
Posição: Armador / Meia-Atacante
Idade: 30 anos 
Altura: 1,82 m

Pé: Canhoto
Clube atual: Al-Hilal

Atualmente no Al-Hilal da Arábia Saudita, Thiago Neves é um meio-campista bastante técnico, sendo efetivo não somente na armação das jogadas, como também na velocidade pelos lados do campo. No futebol brasileiro teve grande destaque na primeira passagem - das três - vestindo a camisa do Fluminense em 2008. Além disso, assim como Diego Ribas, foi treinado por Luxemburgo, dessa vez quando defendia o Flamengo em 2011. Pelas características citadas acima, Thiago é uma excelente opção tanto para jogar centralizado, quanto para cair pelas pontas.

Montillo

Argentino tem grande identificação com a China Azul.
Foto: Idário Café - VIPCOMM

Nome completo: Walter Damián Montillo
Posição: Armador / Meia-Atacante
Idade: 31 anos 
Altura: 1,71 m

Pé: Destro
Clube atual: Shandong Luneng

Dos três citados, considero Montillo o preferido para ser o armador que o Cruzeiro tanto necessita. Além de ser identificado com o clube, com a cidade e com o torcedor, o argentino possui o aval de Luxemburgo que queria contar com o jogador no início do ano, quando ainda comandava o Flamengo. Com características de ser um jogador cerebral, rápido e objetivo, ele renderia tanto pelo centro, quanto pelos lados, como foi em 2010-2012. Porém, devido a saída conturbada de Montillo para o Santos, somada à relação desgastada que Gilvan possui com o empresário do meia, o próprio presidente disse que o ex-camisa 10 cruzeirense não voltará enquanto estiver a frente da direção. Mas para o bem do time em campo, esta afirmação tem que ser repensada.

Agora, cabe a diretoria ficar atenta ao mercado e preencher esta lacuna na armação. Todos estes citados, são jogadores experientes e que carecem de uma atenção e um investimento um pouco maior da diretoria. Com isso, o torcedor espera que os mandatários celestes sejam ousados e busquem reforços compatíveis com a grandeza do clube.

Amanhã será publicado uma matéria com minhas opções preferidas para a posição de segundo volante. Portanto, não perca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário