sábado, 1 de novembro de 2014

Um novo Galo Forte Vingador!


“Mudança no esquema tático contribui para melhora de desempenho, e briga pelo título do Brasileirão”.

Por Camila Bianca

Foto: Bruno Cantini/ Atlético-MG
  
Levir Culpi, um dos maiores responsáveis pela arrancada em que o Atlético obteve na segunda parte desse semestre. Titulado em sua auto-bibliografia “Um burro com sorte”, aos poucos adaptou um novo esquema tático no time, mudando assim, a postura e acreditando em jogadores que retribuíram com qualidade e desempenho em campo.

Utilizando o esquema 5-3-2, tal qual garantiu a boa vitória sobre o Cruzeiro na quarta rodada do returno, e desde então, conseguiu com esse novo esquema, encontrar o equilíbrio sem perder na velocidade e na ofensividade, erguendo o bom futebol de alguns jogadores que estavam apagados ou improvisando, dando mais poder ao meio de campo do time, sem perder qualidade na marcação.

O modelo de jogo encontrado por Levir Culpi no decorrer do Brasileirão, está baseado em um esquema tático ágil e ousado, atuando apenas com um volante fixo na marcação e dando liberdade no meio pra frente, seja em poder de ofensividade ou na defensiva. Esse esquema vem chamando a atenção juntamente com a boa campanha atleticana e grandes vitórias conquistadas nos últimos meses, rendendo ao clube a melhor campanha do returno, e consequentemente, uma vaga no G4, grupo no qual garante uma vaga na Copa Libertadores da América 2015, título em que o clube foi o campeão na temporada passada.

Poder Defensivo

O lateral Marcos Rocha, os zagueiros Leonardo Silva, Edcarlos, Jemerson e o lateral Douglas Santos ficam responsáveis pela linha de marcação, já Marcos Rocha apoia mais ao ataque, não se prendendo tanto a defesa, mas equilibrando a retaguarda do time. Além disso, o goleiro Victor, passou a colaborar, ficando atento aos contra-ataques e contribuindo de forma direta no desarme deles.

No meio campo, seja qual for o volante, Leandro Donizete ou Pierre, e o meio-campo Dátolo, são os maiores responsáveis pela armação das jogadas. Donizete atua ao mesmo tempo como marcador, mas também como maestro do time, um pouco mais recuado, porém organizando e coordenando os movimentos ofensivos, já Dátolo não é um forte marcador, mas compensa com inteligência para ocupar os espaços do campo.
Armação das Jogadas
Pelos lados, Luan participa ativamente da marcação, principalmente pela ponta direita, e se movimenta fortemente ao ataque. Com velocidade e muita movimentação, confundindo assim os marcadores. Já o atacante Carlos, contribui não só no ataque, mas também na recomposição defensiva.
Ataque Fulminante e participativo
Já os atacantes Diego Tardelli e Guilherme, atuam com mais liberdade e movimentação. Apesar de não terem tanta responsabilidade defensiva, ajudam a recompor o meio campo, evitando assim contra-ataques.  Quando a bola esta e domínio do meio-campo, eles procuram ficar mais avançados, atentando-se a uma possível falha na marcação e assim, resultando em oportunidades de gol.

Aos poucos o treinador vai adaptando o clube a esse novo esquema, superando as dificuldades como lesões e convocações a Seleção Brasileira, e mesmo com novas peças em campo, o time deve continuar buscando sempre a vitória, para que continue na briga pelo Campeonato Brasileiro, e a pela Copa do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário