segunda-feira, 8 de abril de 2013

Uma tarde com chuva de gols

Esta foi uma tarde chuvosa em minha cidade, enquanto em BH o que se viu foi uma chuva de gols, nos dois jogos do dia. Enquanto o Atlético venceu o Boa Esporte na Arena Independência, o Cruzeiro bateu o Coelho no Mineirão. Não houve qualquer surpresa nesta rodada, o que se pode notar foi simplesmente a confirmação do que todo mundo já sabia.

Os jogos eram entre times da Série A contra os dois clubes da Série B. O Atlético enfrentou o esforçado time do Boa Esporte, de Varginha, vencendo os visitantes com grande facilidade. Apesar de o time atleticano jogar com três volantes em campo (Pierre, Leandro Donizete e Josué) e alguns reservas, o time do sul do estado não foi páreo. Luan foi o principal destaque atleticano, aproveitando-se de sua grande velocidade, frente a lenta defesa adversária, sendo que também o restante do time se comportou de forma interessante. O Galo mostrou possuir um bom elenco, com jogadores de qualidade entre os titulares e reservas. O Boa possui um bom time, sendo que, com alguns poucos reforços, pode, novamente, lutar pelo acesso à Série A do Brasileiro.

Foto: Juarez Rodrigues/EM


No Mineirão, a torcida do Cruzeiro esperava uma boa vitória contra o América, ainda que com alguma dificuldade, haja vista que se trata de um dos grandes clássico de Minas. A torcida americana, por seu lado, esperava mais um triunfo frente à Raposa, o que consolidaria a reação do América no Campeonato, além de confirmar a máxima de que o Cruzeiro seja um freguês do alviverde.  Apesar de todas as expectativas e esperanças que permeavam o Clássico, o que se viu foi a consolidação das opiniões expostas pela maioria dos comentaristas mineiros, nas rodadas anteriores.

O América está muito aquém, tecnicamente, do patamar em que se encontram Atlético e Cruzeiro. Também é inegável o fato de o Coelho não estar pronto para a Série B. É preciso que os objetivos americanos sejam repensados e novos caminhos sejam traçados para que o time possa alcançá-los. A mescla entre juventude e experiência, pensada no início do ano, não surtiu o efeito desejado; desta forma, é fato que alguns jogadores já não têm mais condição de permanecer no time. Para que o América possa lutar pelo acesso à Série A, é preciso que novas contratações sejam feitas e velhos jogadores sejam retirados do time, ademais, a categoria de base do time é um celeiro de craques, mas que parece estagnado no tempo. É preciso repensar o Coelhão.


Foto: Rodrigo Clemente/EM

O Cruzeiro fez o que todos os cruzeirenses esperavam: venceu – e bem – o América. Marcelo Oliveira vem fazendo um ótimo trabalho no time celeste. Ainda assim, é preciso ter em mente que o campeonato Mineiro não pode servir de base para as demais disputas nacionais. A Raposa ainda precisa de alguns ajustes, coisa pouca, mas de considerável relevância na construção de um time vencedor. Alguns jogadores precisam mostrar mais vontade, enquanto a zaga precisa de um pouco mais de atenção, assim como acontece com a zaga atleticana que, há algum tempo, vem sofrendo alguns gols bobos. Mas, convenhamos, ambos estão no caminho certo e têm tudo para obterem o sucesso almejado. 

Tenho dito!

Elismar Santos.

Veja mais em www.elismarsantos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário